sexta-feira, 5 de março de 2010

A escassez de Água e a ameaça dos conflitos

Neste momento cerca de 1,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável. Com o aquecimento climático global este número vai aumentar. Dentro dos próximos 40 anos prevê-se que cerca de 2 mil milhões de pessoas serão afectadas pela escassez de água, e esta é uma prognose optimista. No pior dos casos serão atingidas 7 mil milhões de pessoas.
Estes números não se referem só aos países em via de desenvolvimento. Basta lembrar que em Itália e no sul de Espanha já se fazem sentir os problemas com o abastecimento de água, embora aqui não se esteja a contar com conflitos. África e Ásia vão ser afectadas pelas consequências do aquecimento climático.
A fusão dos glaciares, por exemplo, na América do Sul vai levantar grandes problemas.
Em regiões menos desenvolvidas que a Europa as pessoas não podem ser abastecidas com água potável porque lhes falta a técnica, os meios de transporte e as infraestruturas.
Com conflitos é de contar em torno dos recursos fósseis e de terrenos aráveis, indispensáveis para a produção de alimentos. As superfícies aráveis e as reservas de petróleo estão a baixar. Quanto à água a maior parte dos Estados conseguiram manter a cabeça fria.
Isto não significa que a um nível social inferior não surjam lutas geradas pela escassez de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário