sexta-feira, 5 de março de 2010

O nosso painel...

A ideia de dar a conheçer o nosso projecto á comunidade escolar levou-nos a proceder á estruturação de um painel, que retratasse o confronto entre rio Cávado limpo e rio Cávado poluído.
Para exemplificar melhor esta ideia expusemos dois aquários, mostrando que no que tinha água limpa era possível haver vida, ao contrário do aquário poluído, onde não havia qualquer forma de vida, somente lixo. Após ter surgido esta ideia só nos faltava a devida autorização, esta que nos foi prontamente concedida pelo Director do nosso colégio, Professor Olímpio Durães, que nos deixou expôr o projecto durante uma semana. Depois do painel e dos aquários estarem expostos, constatamos que vários alunos prestaram atenção e receberam com bom grado esta mensagem de educação ambiental subjacente á poluição do nosso rio em Barcelos. Deste modo divulgamos o nosso blogue, apelando também para uma visita e comentário ao nosso site http://porumriomelhor.webnode.com.pt
Esperamos asim que os alunos e a comunidade docente tenham gostado desta nossa iniciativa e que também que prestem mais atenção ao rio deste concelho, colaborando nas nossa actividades para o Dia Mundial da Água (22 de Março).

As nossas necessidades de Água

Num país como Portugal, sem contar com as indústrias, com a produção de electricidade e com a agricultura, cada um de nós consome em média 200 litros de água por dia para uso pessoal e colectivo.
As cidades são grandes consumidoras de água para lavar as ruas, regar os jardins públicos ou alimentar as fontes. São preciosos, por exemplo, 500 metros cúbicos, ou seja 500 000 litros de água, para encher uma piscina de 25 metros cúbicos de comprimento, 10 metros de largura e 2 metros de profundidade.
A indústria utiliza muita água como matéria-prima para o fabrico dos produtos ou como meio de arrefecimento e lavagem. As centrais eléctricas são as indústrias que consomem mais.
É por isso que estão instaladas à beira dos rios ou dos mares.

Como vês, a água é muito importante e nessecitas dela para quase tudo aquilo que fazes. Por isso, cuida e preserva bem a água porque ela é IMPORTANTE!

A escassez de Água e a ameaça dos conflitos

Neste momento cerca de 1,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável. Com o aquecimento climático global este número vai aumentar. Dentro dos próximos 40 anos prevê-se que cerca de 2 mil milhões de pessoas serão afectadas pela escassez de água, e esta é uma prognose optimista. No pior dos casos serão atingidas 7 mil milhões de pessoas.
Estes números não se referem só aos países em via de desenvolvimento. Basta lembrar que em Itália e no sul de Espanha já se fazem sentir os problemas com o abastecimento de água, embora aqui não se esteja a contar com conflitos. África e Ásia vão ser afectadas pelas consequências do aquecimento climático.
A fusão dos glaciares, por exemplo, na América do Sul vai levantar grandes problemas.
Em regiões menos desenvolvidas que a Europa as pessoas não podem ser abastecidas com água potável porque lhes falta a técnica, os meios de transporte e as infraestruturas.
Com conflitos é de contar em torno dos recursos fósseis e de terrenos aráveis, indispensáveis para a produção de alimentos. As superfícies aráveis e as reservas de petróleo estão a baixar. Quanto à água a maior parte dos Estados conseguiram manter a cabeça fria.
Isto não significa que a um nível social inferior não surjam lutas geradas pela escassez de água.

A importância da Água

A água é um bem fundamental para o nosso planeta.
Nela surgiram as primeiras formas de vida, depois, originaram-se as formas terrestres, que só conseguiram sobreviver quando desenvolveram mecanismos fisiológicos que lhes permitiam retirar água do meio e retê-la nos seus organismos.
A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água, ou seja, sem ela não existiam animais, vegetais, nem humanos.
A maior parte dos seres vivos não consegue sobreviver uma semana sem beber água. Mais de 60% do nosso corpo é constituido por água, e esta é indispensável, visto que todo o metabolismo é determinado em reacções desenvolvidas em meio aquoso. A água regula a temperatura do corpo, elimina as toxinas através da urina e da transpiração, faz também a distribuição dos nutrientes pelos diversos órgãos. Caso haja falta de água, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica prejudicado, ficando sujeito ao aparecimento de diversas doenças. Existe uma falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos.
É verdade que existe muita água no planeta, mas apenas 3% da água do mundo é doce, a qual cerca de 20% se encontra em águas subterrâneas, 79% encontra-se congelada nas regiões polares, e 1% a que temos fácil acesso.
Fonte: André Monteiro, Gilberto Neto, Esc. Sec. São João da Talha