quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dessanilização será a solução!

A dessalinização é um processo artificial, através do qual água salina, geralmente água do mar, é convertida em água doce. Os processos de dessalinização mais comuns são destilação e osmose reversa. A dessalinização é mais cara em comparação com outras fontes alternativas de água e apenas uma fração muito pequena da água consumida hoje em dia vem da dessalinização. Só é economicamente viável, por causa do alto valor, para ser utilizada em usos domésticos e industriais em áreas áridas. O uso mais intenso é no Golfo Pérsico.

As inovações tecnológicas continuam a reduzir o custo da dessalinização, mass os países estão construindo usinas de dessalinização como um pequeno elemento para enfrentar as crises da água.

FACTOS:
- Israel dessaliniza água por um custo de 53 centavos por metro cúbico.

- Cingapura dessaliniza água por 49 centavos o metro cúbico e também trata de esgoto com osmose reversa para uso industrial e potável.

- China e Índia, dois dos países mais populosos do mundo, estão se voltando para a dessalinização para suprir uma pequena parte das suas necessidades de água.

- Em 2007, o Paquistão anunciou planos para utilizar a dessalinização.

- A Austrália usa dessalinização.

- Em 2007 Bermudas assinou um contrato de compra de uma usina de dessalinização.

- Nos Estados Unidos, o custo da dessalinização é de R $ 3,06 para 1.000 litros.

- Um porta-aviões das forças armadas dos Estados Unidos utiliza energia nuclear para dessalinizar 400.000 litros de água por dia.

- Enquanto a dessanilização de 1.000 litros de água pode custar até US $ 3, a mesma quantidade de água engarrafada atinge custos de 7.945 dólares.
Fonte: planetadobem.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário